SINPROJUN destaca a importância da CLT

29/05/2013 – Os 70 anos de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) são comemorados neste mês de maio e, por conta disso, o Sindicato dos Professores de Jundiaí fez questão de participar dos debates feitos na cidade sobre esta conquista histórica dos trabalhadores.

“A CLT deu espaço para que fossem firmados os direitos como férias, pagamento de horas-extras e outros benefícios fundamentais”, explicou a professora e presidente do Sindicato, Neizy Cardoso.

Na Câmara Municipal, o encontro Fórum do Trabalho teve como tema “Modernizar a CLT?”. Neizy participou do evento e apresentou sua opinião a respeito do assunto. “Não há dúvidas de que tal proposta tende a permitir cortes de direitos trabalhistas e sociais”, opinou a professora.

Ainda sobre o assunto, outro ponto citado por Neizy foi a necessidade de maior atenção do Congresso para certas questões. “O fim do fator previdenciário, que reduz em até 50% as aposentadorias das mulheres, é um deles. Além disso, a terceirização não pode acontecer em um país que afirma combater o trabalho informal”, reiterou ela. “O governo deveria dar o exemplo, mas, isso não ocorre, porque os serviços são terceirizados nas administrações públicas federal, estadual e municipais”, finalizou.

Para Neizy, a CLT é o instrumento legal mais importante da história. “Com certeza, hoje, o trabalhador é muito mais consciente de seus direitos. Levo em consideração a rotina do Sindicato dos Professores, onde todos os dias recebemos educadores ávidos por justiça”, afirmou ela.

Como um exemplo recente de conquista garantida pela CLT está a aprovação da chamada PEC das Domésticas, responsável por igualar os direitos desta classe às das demais categorias, como ocorreu em março deste ano.