fbpx

Sinpro Jundiaí

Sinpro JundiaíA história do Sindicato dos Professores de Jundiaí começa no final da década de 1980, quando um grupo de professores passou a se reunir periodicamente para falar sobre seus direitos e sobre como a categoria deveria se organizar.

A fundação de um sindicato era a melhor forma de representar os trabalhadores da rede de ensino particular e, para isso, foi convocada assembleia em 10/11/1990, na Câmara Municipal de Jundiaí. Na ocasião, assinaram a lista de convocação 613 professores. O espírito de união e o desejo de mudança manifestaram-se em todos os professores presentes.

Durante a assembleia foi eleita a Diretoria Provisória, composta pelos professores Adriana Arista, Antônio José de Lima, Antônio Carlos Lara, Cecil Granado, Célia Rocha Calvo, Edílson Graciolli, Fernando Pereira da Costa, Francisco de Assis Poço, Hayd Stevaux, Heimar Aparecida Fontes, José Miguel Simão, Marcos Tresmondi, Mônica Pomilho, Maria de Lurdes Furlan, Maria de Fátima Beato Corrêa da Silva, Neizy Martins de Oliveira Cardoso, Neusa Maria Mantovanele, Osvaldo Salvadori Júnior, Roberto Matsubara, Sandra Neto Sampaio, Sérgio Pio Bernardes, Stelamaris Rolla, Vera Lúcia Pedro e Volmer Aureo Pianca. Esses professores fizeram parte da Vanguarda do Sinpro Jundiaí.

No ano seguinte à assembleia, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 1991, foram realizadas as primeiras eleições do sindicato e, em 15 de novembro do mesmo ano, a nova Diretoria Permanente do Sinpro Jundiaí tomou posse.

Registramos, aqui, o nosso agradecimento a todos os professores que colaboraram para a consolidação do Sinpro Jundiai. Hoje, a entidade é um sindicato forte e combativo, que congrega 600 associados e que é integrante da Fepesp e filiado à CUT e à Contee. Hoje, o Sindicato dos Professores de Jundiaí é uma entidade respeitada e que é referência na luta pelos direitos dos professores.

 

Diretoria Executiva do Sinpro Jundiaí

Sandra Baraldi Pereira é pedagoga desde 1996. Atuou na rede estadual, na APAE e no Centro de Atendimento a Autistas – CEDAP. É professora do Sesi desde 2001. Ocupa o cargo de 2ª Vice-Presidente da Fepesp.

José Dalmar Acorinte é pedagogo, professor de Matemática e engenheiro civil. Leciona há mais de 24 anos, 14 deles na rede estadual, e, atualmente, é professor do Sesi.

Romário Mateus dos Santos é professor de Educação Física formado na Unianchieta, com pós-graduação pela UGF e pela FMU. Trabalha nos colégios Divino Salvador e Criarte.

Ivan Carlos Morales é formado em Educação Física e em Pedagogia. Leciona na rede pública há 30 anos e é professor da rede particular há 23 anos, no Colégio Ápice Eleva.

Elisabete Bellon é pedagoga e pós-graduada em Direito Educacional. Atuou nas redes municipal e estadual e, desde 2002, é professora do Sesi. É membro do Conselho Fiscal da Fepesp.

Enéas Torricelli é químico industrial, tem licenciatura em Química e é pós-graduado em Aprendizagem, Informática e Química. Trabalhou na rede estadual e no Colégio Paulo Freire. Atualmente é professor do Colégio Divino Salvador.

Fábio José Alves é professor de Matemática e de Física formado pela Unicamp. Leciona há 23 anos e já passou pelos colégios SAVI, Anchieta, Divino Salvador, Divina Providência, La Fontaine, Criarte e Domus.

Diretoria Executiva Suplente

Fabio Storani é professor de Matemática com pós-graduação pela Unicamp e pela PUC Campinas. Leciona no Colégio Divino Salvador há 23 anos e na Etec Benedito Storani há 24 anos.

Luis Natal de Moura é professor de Matemática formado em Física pela USP, onde também concluiu a pós-graduação. Leciona no Senai e no Colégio Memorial.

José Hamilton Marcondes César é professor de História formado pela Unicamp e atua na rede particular de ensino como professor no Colégio Divino Salvador de Jundiaí desde 1988.

César Sanfins Cascioli é professor de Geografia formado pela Unesp. Atua na rede pública e na rede particular de ensino de Jundiaí e região desde 2011.

Julio Cesar Maiolo dos Santos é sociólogo e geógrafo. Atua como professor desde 2002 e, atualmente, leciona no Colégio Divino Salvador e no Colégio Crescer.

Rui Fernando Murari é graduado em Filosofia pela UNIFAI e especializou-se na Unicamp e na Unesp. Pós-graduado em Gerência de Cidades pela FAAP, atualmente cursa o Mestrado em Políticas Públicas na FLACSO/FPA. É professor da rede pública estadual desde 1997 e da rede Sesi desde 2010.

Rodrigo Marcel Masini é professor de Educação Física formado pela ESEFJ, onde também concluiu sua pós-graduação na mesma disciplina.

Conselho Fiscal

João Batista Archângelo é professor de Física formado pela Unesp. Trabalhou por 40 anos na rede pública estadual e no Colégio Divino Salvador.

Silviane Aparecida Silva Rodrigues é formada em Pedagogia e trabalhou por 32 anos no Sesi.

Luciana Antonia Martins Zanatta é professora de Língua Portuguesa e leciona na rede Sesi há 18 anos.

Conselho Fiscal Suplente

Rosana Aparecida Collasanti é formada em Pedagogia pela USP e em Letras – Português/Espanhol pela Uniseb. É professora da rede estadual há 24 anos e leciona no Colégio Divino Salvador há 29 anos.

Samuel Antonio Merbach é doutor em Filosofia pela PUC-SP e doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Assunção. Atua como conferencista e como professor universitário.

Eliana Villaça Micheletto é formada em Geografia e em Pedagogia pela USP e é mestre em Educação pela PUC-SP. Leciona na Faccamp e no Colégio Paulo Freire.

Representação Federativa

Denise Filomena Bagne Marquesin é matemática e pedagoga, mestre em Educação pela Universidade São Francisco, doutora em Educação Matemática pela PUC São Paulo e pós-doutora em Educação pela Universidade São Francisco. Atua como formadora de professores de Matemática e é coordenadora e professora na Anhanguera Educacional.

Fabíola Mara Ferraro é formada em Pedagogia pela Unesp e pós-graduada em Psicopedagogia, Libras e Transtorno do Espectro Autista pela Unicamp. Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.

Representação Federativa Suplente

Luíza Aparecida Baggio é professora do Colégio Divino Salvador há 30 anos, onde leciona Matemática, Robótica e Laboratório para Fundamental I.

 

Cidades atendidas pelo Sinpro Jundiaí

mapa