Sindicato dos Professores de Jundiaí

A história do Sindicato dos Professores de Jundiaí começa no final da década de 1980, quando um grupo de professores passou a se reunir periodicamente para falar sobre seus direitos e sobre como a categoria deveria se organizar.

A fundação de um sindicato era a melhor forma de representar os trabalhadores da rede de ensino particular e, para isso, foi convocada assembleia em 10/11/1990, na Câmara Municipal de Jundiaí. Na ocasião, assinaram a lista de convocação 613 professores. O espírito de união e o desejo de mudança manifestaram-se em todos os professores presentes.

Durante a assembleia foi eleita a Diretoria Provisória, composta pelos professores Adriana Arista, Antônio José de Lima, Antônio Carlos Lara, Cecil Granado, Célia Rocha Calvo, Edílson Graciolli, Fernando Pereira da Costa, Francisco de Assis Poço, Hayd Stevaux, Heimar Aparecida Fontes, José Miguel Simão, Marcos Tresmondi, Mônica Pomilho, Maria de Lurdes Furlan, Maria de Fátima Beato Corrêa da Silva, Neizy Martins de Oliveira Cardoso, Neusa Maria Mantovanele, Osvaldo Salvadori Júnior, Roberto Matsubara, Sandra Neto Sampaio, Sérgio Pio Bernardes, Stelamaris Rolla, Vera Lúcia Pedro e Volmer Aureo Pianca. Esses professores fizeram parte da Vanguarda do Sinpro Jundiaí.

No ano seguinte à assembleia, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 1991, foram realizadas as primeiras eleições do sindicato e, em 15 de novembro do mesmo ano, a nova Diretoria Permanente do Sinpro Jundiaí tomou posse.

Registramos, aqui, o nosso agradecimento a todos os professores que colaboraram para a consolidação do Sinpro Jundiai. Hoje, a entidade é um sindicato forte e combativo, que congrega 600 associados e que é integrante da Fepesp e filiado à CUT e à Contee. Hoje, o Sindicato dos Professores de Jundiaí é uma entidade respeitada e que é referência na luta pelos direitos dos professores.

Diretoria Executiva do Sinpro Jundiaí

  • Elisabete Bellon é pedagoga e pós-graduada em Direito Educacional, Sociologia da Educação e Gestão Educacional. Atuou nas redes municipal e estadual e, desde 2002, é professora do Sesi.
  • Giovanni Vitale Mazzanati é licenciado em Matemática e bacharel e mestre em Engenharia de Produção. É professor do Colégio Leonardo da Vinci e da Faculdade ESAMC.
  • José Dalmar Acorinte é pedagogo, professor de Matemática e engenheiro civil. Leciona há mais de 24 anos, 14 deles na rede estadual, e, atualmente, é professor do Sesi.
  • Marcelo Vieira Troysi é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor do Colégio Bom Saber desde 2018, também atua na rede estadual.
  • Rodrigo Marcel Masini é professor de Educação Física formado pela ESEF, onde também concluiu sua pós-graduação em Educação Física Escolar. É professor desde 2009 e, atualmente, leciona na Escola Divina Providência.
  • Rui Fernando Murari é formado em Filosofia, pós-graduado em Gerência de Cidades pela FAAP e mestre em Políticas Públicas pela FLACSO – Brasil. É professor da rede pública estadual desde 1997 e da rede Sesi desde 2010.
  • Sandra Baraldi Pereira é pedagoga desde 1996. Atuou na rede estadual, na APAE e no CEDAP. É professora do Sesi desde 2001. Atua no movimento sindical desde 2005.

Diretoria Executiva Suplente

  • André Luiz Raimundo é licenciado em Filosofia e em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia. Leciona Filosofia e Sociologia no Colégio Criarte e no Colégio Cristão de Jundiaí.
  • Antonio Marcos Lobato é formado em História pela UNESP e trabalhou na rede estadual de São Paulo de 1998 até 2006. Trabalha na Rede SESI desde 2000 e na Escola La Fontaine desde 2011.
  • Cíntia Geraldina Arruda Rêgo é licenciada em Filosofia e Sociologia e em Pedagogia, com especialização em Docência de Sociologia no Ensino Médio pela USP. Leciona na Rede Sesi e na rede pública desde 2011.
  • Fábio José Alves é professor de Matemática e de Física formado pela Unicamp. Leciona há mais de 25 anos em diversos colégios da rede particular de Jundiaí.
  • Ivan Carlos Morales é formado em Educação Física e em Pedagogia. Lecionou na rede pública por 31 anos e é professor da rede particular há 29 anos, no Colégio Ápice Eleva.
  • Lucas Forlevisi é formado em Ciências Sociais pela Unicamp, em Pedagogia pelo Claretiano, possui MBA em Gestão Educacional pela USP e mestrado em Educação pela Unicamp. É professor do Colégio Memorial e do Sesi 409.
  • Rogério Fernandes Garcia é licenciado em Letras e em Pedagogia, pós-graduado em Psicopedagogia e em Educação Especial e especialista em Linguística Aplicada. É professor desde 2005 e, atualmente, leciona no Senai.

Conselho Fiscal

  • Eliana Villaça Micheletto é formada em Geografia e em Pedagogia pela USP e é mestre em Educação pela PUC-SP. Leciona na Faccamp e no Colégio Paulo Freire.
  • Luciana Antonia Martins Zanatta é professora de Língua Portuguesa e leciona na rede Sesi há 22 anos.
  • Luiza Aparecida Baggio é professora de Matemática e de Ciências. Lecionou por mais de trinta anos na rede privada e, atualmente, é professora particular.

Conselho Fiscal Suplente

  • Fabio Storani é professor de Matemática com pós-graduação pela Unicamp e pela PUC Campinas. Leciona no Colégio Divino Salvador e na Etec Benedito Storani há mais de 25 anos.
  • Luis Natal de Moura é professor de Matemática formado em Física pela USP, onde também concluiu a pós-graduação. Leciona, atualmente, no Senai.
  • Romário Mateus dos Santos é professor de Educação Física com pós-graduação em Educação Física Escolar e em Atividades Aquáticas. Trabalha desde 2013 no Colégio Divino Salvador e desde 2016 no Colégio Criarte.

Representação Federativa

  • Maria de Fátima Beato Corrêa da Silva é formada em Pedagogia e Lecionou no Ensino Fundamental I na Escola La Fontaine e na Escola Paroquial Francisco Telles.
  • Valdir Mazzei é formado em Geografia pela USP e mestre em Geografia Humana pela mesma instituição. É professor da rede SESI desde 2004 e lecionou na UNIP de 1998 até 2016.

Representação Federativa Suplente

  • César Sanfins Cascioli é formado em Geografia pela UNESP e especializado em Metodologias Ativas, Jogos e Gamificação na Educação pela UFSCar. Leciona há 10 anos no Ensino Básico da rede particular de Jundiaí e região, atuando também na rede pública e em cursos pré-vestibular.
  • Lourdes Moreira e Silva Gomes é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia na UNIFAI e UniCapital/SP. Leciona na rede Sesi desde 2002.

Cidades atendidas pelo Sinpro Jundiaí

mapa