Sinpro Jundiaí

Sinpro JundiaíA história do Sindicato dos Professores de Jundiaí começa no final da década de 1980, quando um grupo de professores passou a se reunir periodicamente para falar sobre seus direitos e sobre como a categoria deveria se organizar.

A fundação de um sindicato era a melhor forma de representar os trabalhadores da rede de ensino particular e, para isso, foi convocada assembleia em 10/11/1990, na Câmara Municipal de Jundiaí. Na ocasião, assinaram a lista de convocação 613 professores. O espírito de união e o desejo de mudança manifestaram-se em todos os professores presentes.

Durante a assembleia foi eleita a Diretoria Provisória, composta pelos professores Adriana Arista, Antônio José de Lima, Antônio Carlos Lara, Cecil Granado, Célia Rocha Calvo, Edílson Graciolli, Fernando Pereira da Costa, Francisco de Assis Poço, Hayd Stevaux, Heimar Aparecida Fontes, José Miguel Simão, Marcos Tresmondi, Mônica Pomilho, Maria de Lurdes Furlan, Maria de Fátima Beato Corrêa da Silva, Neizy Martins de Oliveira Cardoso, Neusa Maria Mantovanele, Osvaldo Salvadori Júnior, Roberto Matsubara, Sandra Neto Sampaio, Sérgio Pio Bernardes, Stelamaris Rolla, Vera Lúcia Pedro e Volmer Aureo Pianca. Esses professores fizeram parte da Vanguarda do Sinpro Jundiaí.

No ano seguinte à assembleia, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 1991, foram realizadas as primeiras eleições do sindicato e, em 15 de novembro do mesmo ano, a nova Diretoria Permanente do Sinpro Jundiaí tomou posse.

Registramos, aqui, o nosso agradecimento a todos os professores que colaboraram para a consolidação do Sinpro Jundiai. Hoje, a entidade é um sindicato forte e combativo, que congrega 600 associados e que é integrante da Fepesp e filiado à CUT e à Contee. Hoje, o Sindicato dos Professores de Jundiaí é uma entidade respeitada e que é referência na luta pelos direitos dos professores.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Sandra Baraldi Pereira – Presidente
José Dalmar Acorinte – Vice-Presidente
Elisabete Bellon – Secretária Geral
Enéas Torricelli – Primeiro Secretário
Neizy Martins de Oliveira Cardoso – Tesoureira Geral
João Batista Archangelo – Primeiro Tesoureiro
Anderson Grange – Diretor de Imprensa

SUPLENTES

Fábio José Alves
Elci Garcia
Luiz Natal Moura
Rosana Aparecida Colassanti
Cesar Sanfins Casciolli
Tania Valli
Maria Margarete Gava Gonçalves

CONSELHO FISCAL

Silviane Aparecida Silva Rodrigues
Luciana Antônia Martins

SUPLENTES

Eliana Villaça Micheletto
Ieda Mara Oliveira Sousa
Samuel Antônio Merbach de Oliveira

REPRESENTAÇÃO FEDERATIVA

Luiza Aparecida Baggio
Fábio Storani

SUPLENTES

Denise Filomena Bagne Marquesin
Ivan Carlos Morales

Cidades atendidas pelo Sinpro Jundiaí

mapa