Renato Janine Ribeiro é o novo Ministro da Educação

O novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, empossado na segunda-feira 06/04, foi recebido com entusiasmo pela academia, que estava com receio de que um político de fora da área assumisse a pasta.

Considerado técnico e não partidário, Ribeiro assume posturas modernas em relação às universidades públicas e privadas, e considera o setor um instrumento decisivo para a justiça social. “Queremos que o Brasil seja um país de todos, mas não poderemos promover mudanças sem uma constante valorização do professor, em todos os níveis de ensino”, disse Janine durante a posse.

Professor titular de ética e filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Ribeiro é um pesquisador de referência na sua área, fez mestrado em Sorbonne, na França, e pós-doutorado na British Library. Ocupou o cargo de diretor na Capes (de 2004 a 2008), e foi membro dos conselhos deliberartivos do CNPq (1993-1997) – maior agência de fomento à ciência no país -, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1997-1998).

Também é autor de diversos livros na área de filosofia e ciência política entre os quais “A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil”, obra vencedora do Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas.

Janine Ribeiro é esperado na abertura do 4° Congresso Pesquisa e Ensino, do Sinpro-SP, para o qual foi convidado antes de assumir o ministério.

Fonte – Fepesp