Em manifestação, SINPROJUN pede fim do fator previdenciário

13/08/2013 – O Sindicato dos Professores de Jundiaí – SINPROJUN – junto com outras centrais sindicais se reuniram na Rua Barão de Jundiaí, para pedir o fim do Fator Previdenciário, cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade.

“O Fator Previdenciário revelou-se uma medida injusta na hora da aposentadoria do trabalhador”, destacou a presidente do SINPROJUN, Neizy Cardoso.

Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os diretores da entidade aproveitaram a movimentação para alertar que a categoria dos professores foi a que mais sofreu com o Fator Previdenciário, uma vez que a Constituição Federal assegura o direito de aposentadoria aos 30 e 25 anos de contribuição, para professores e professoras, respectivamente.

Em razão disso, de acordo com Neizy, é fundamental que todos, em especial os professores, participem ativamente desta luta. “O golpe é ainda maior golpe contra as professoras, que, em geral, aos 45 anos, já adquiriram o direito à aposentadoria”, afirmou ela.

Em todo o Brasil, os atos foram realizados em frente às sedes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).