CONAE: SINPROJUN participa de seminário preparatório

04/04/2013 – A pouco menos de um ano da realização da CONAE 2014 (Conferência Nacional de Educação), o SINPROJUN (Sindicato dos Professores de Jundiaí) e outras instituições se dedicam a debater os temas relacionados ao evento. Prova disso é que, nesta sexta-feira (05), parte dos diretores do Sindicato acompanha a abertura do seminário preparatório para as conferências municipais e estaduais, em São Paulo.

Após a abertura, o seminário tem prosseguimento no sábado (06), já com as discussões acerca do Documento Referência da CONAE, que tem como tema “O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Seu conteúdo foi aprovado em reunião realizada no ano passado, em Brasília.

“É um evento de interesse dos governantes e da sociedade, porque, a partir da CONAE, há possibilidade real do fortalecimento de todos os níveis educacionais”, destacou a presidente do SINPROJUN, Neizy Cardoso. Em março, ela esteve presente na instalação do Fórum Municipal na cidade de Campinas.

Vale destacar que, apesar dos esforços do Sindicato, em Jundiaí, a Secretaria Municipal de Educação não apresentou qualquer resposta quanto ao pedido feito por Neizy, para que a cidade promovesse a sua própria conferência. “Jundiaí perdeu uma boa oportunidade de contribuir com o debate”, disse Neizy.

A CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) é responsável pela organização do seminário preparatório, na capital paulista.