SINPROJUN PRESENTE NAS PROPOSTAS AO SEMESP

O trabalho faz parte das atividades da Comissão de Aprimoramento das Relações de Trabalho

20/08/2014 O Sindicato dos Professores de Jundiaí (SINPROJUN)  participou na segunda quinzena de agosto da primeira reunião da Comissão de Aprimoramento das Relações de Trabalho junto com os demais sindicatos da Fepesp e representantes do Semesp, o sindicato patronal do ensino superior.

A Comissão consta nas Convenções Coletivas de Trabalho de professores e auxiliares de administração escolar.

Os sindicatos entregaram uma pauta inicial com os temas que querem discutir na comissão: adicional por titulação; aprimoramento acadêmico; complementação de benefício previdenciário; e auxílio-creche.

Na conversa, os sindicatos definiram uma agenda de trabalhos até dezembro e um novo encontro foi marcado para 9 de setembro, em São Paulo.

Com os temas pré-definidos a discussão fica mais objetiva e a comissão ganha espaço para tratar também de temas mais complexos, como as novas tecnologias e o limite de alunos por turma.

Propostas apresentadas ao Semesp

Adicional por titulação

Os professores terão direito a um adicional por titulação, incidente sobre o valor da hora-aula, compensados os adicionais já pagos a mesmo título em razão de plano de carreira ou plano de cargos e salários já existente: Mestrado – 10%; Doutorado – 15%. Os índices não seriam cumulativos.

Aprimoramento acadêmico

Os professores, matriculados em cursos de mestrado ou doutorado, poderão manter o pagamento integral do salário e, ao mesmo tempo, reduzir em 50% a carga horária, no semestre letivo anterior à data da entrega da dissertação ou da tese.

Complementação de benefício previdenciário

Em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde, o professor terá direito a uma complementação do benefício previdenciário para que perceba a mesma remuneração que receberia em atividade, durante o prazo de cento e vinte dias.

Auxílio-creche

Direito do professor que mantenha a guarda de filhos a receber um reembolso-creche, que seria integral, no caso de crianças de 0 a 6 meses; e, no caso dos 6 meses até 7 anos, reembolso de 80% do valor gasto, tendo como limite mensal R$ 534,60.

FONTE: Fepesp – Federação dos Professores do Estado de São Paulo