SINPROJUN analisa início das negociações do Sesi e Senai

01/03/2013 – Os sindicatos da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) tomaram conhecimento, nesta semana, que os representantes do Sesi e Senai contrataram um dos principais escritórios de advocacia de São Paulo, o Saad Advocacia, para representá-los na negociação da Campanha Salarial 2013.

Presente à reunião, a presidente do Sindicato dos Professores de Jundiaí (SINPROJUN), Neizy Cardoso, acredita que a medida foi tomada como o objetivo de dificultar as conversações. “Não podemos basear-se exclusivamente em teorias, deixando que elas fiquem acima de direitos trabalhistas dos professores”, afirmou Neizy.

A reunião deu início à primeira rodada de negociações, com a possibilidade de os sindicatos apresentarem as reivindicações dos professores. Nas cláusulas econômicas, a categoria reivindica reajuste com reposição da inflação pelo INPC, mais 3% de aumento real, neste ano e o mesmo índice em 2014. Os outros itens são: abono ou PLR, Vale-refeição de R$ 22 e vale-alimentação de R$ 80.

A intenção dos sindicatos é assinar um Acordo Coletivo com vigência de dois anos.

Princípios – Na reunião, os sindicatos da Fepesp também entregaram uma carta com os princípios que devem reger as negociações. O documento reafirma a data base em 1º de março e a manutenção das cláusulas do atual Acordo até que um novo seja assinado.

O conteúdo ainda prevê um cronograma de reuniões com rodadas semanais de negociação. Pela previsão dos sindicatos, uma assembleia com falta abonada deve ocorrer em 28 de merço, para avaliar a Campanha.

Ensino Superior – Já no segmento de ensino superior, a primeira rodada de negociações ocorreu no dia 22 fevereiro, entre as federações de professores e auxiliares do ensino superior e o sindicato patronal, para discutir as reivindicações da Campanha Salarial 2013.

Os trabalhadores, representados pela Fepesp, Fetee e Fepaae, levarão aos patrões a pauta. Ela divide-se em quatro princípios fundamentais: aumento do poder aquisitivo, valorização acadêmica, regulamentação do uso de novas tecnologias e melhoria das condições de trabalho.

Em Jundiaí, membros da diretoria executiva do SINPROJUN entregaram panfletos e compartilharam informações com os professores das instituições do município ao longo das últimas semanas. A iniciativa marcou o início da mobilização dos professores para a primeira rodada de negociação salarial.

“A receptividade dos professores foi muito grande e demonstrou que eles estão aderindo à idéia. Assim, mantemos a expectativa de bons resultados”, disse Neizy.

Acompanhe mais notícias no blog da Campanha Salarial 2013.

Fonte: SINPROJUN e Fepesp