Sinpro Jundiaí deve marcar nova assembleia para a Educação Básica

11/04/2014 – Apesar de não ter havido acordo até o momento, a expectativa é de que até o final deste mês seja realizada uma nova assembleia para os trabalhadores da Educação Básica. Isso porque as conversações com o patronato têm continuidade nos próximos dias, quando deve ser construída uma proposta final.

“Tivemos uma nova rodada de negociações na semana passada”, contou a presidente do Sindicato dos Professores de Jundiaí (Sinpro Jundiaí), Neizy Cardoso. “A pauta girou em torno da resposta dos sindicatos e das federações à recente contraproposta patronal”, explicou ela.

Passados dois meses, os patrões recuaram e propuseram um reajuste de 6,37% em 2014 e aumento de 2% acima da inflação em 2015. Também retiraram a maior parte das propostas feitas no início da Campanha, mas mantiveram três delas: Participação nos Lucros e Resultados (PLR) vinculada à assiduidade de professores e funcionários, possibilidade de divisão das férias dos professores nos cursos de período integral e limitações na garantia semestral de salários.

De acordo com Neizy, a manutenção dessas propostas é o maior problema. “O objetivo é seguir na busca por uma solução justa para os professores. Após intensos debates, os sindicatos de todo o estado tomaram a decisão conjunta de pedir a exclusão desses itens”, afirmou.

Além das questões patronais, há também a pauta dos trabalhadores que prevê uma política específica para o piso, com aumento de 20% acima dos reajustes, hora-tecnológica e limite do número de alunos por classe, entre outros.