União dos movimentos sindicais é necessária na luta contra retrocessos

Em sua quarta edição, ‘Diálogos Fepesp’ debateu a conjuntura político-sindical do país

O momento atual exige união dos movimentos sindicais na luta contra retrocessos nos direitos dos trabalhadores. A avaliação é consenso entre o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), e o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. Para debater a conjuntura político-sindical em que vive o país, os dois se reuniram com os 25 sindicatos que integram a base da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) na última terça-feira (28/06). A mesa foi mediada por Celso Napolitano, presidente da Fepesp.

Para Antonio Queiroz, uma dura agenda está em curso no mundo do trabalho, pautada por ameaças a direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas de luta. Da terceirização à predominação do negociado sobre o legislado, o DIAP já havia feito um levantamento das principais matérias, as chamadas pautas-bomba, em tramitação no Congresso Nacional (ver aqui: As 55 pautas-bomba no Congresso). “Em nome dos direitos que terceirizados não possuem, por exemplo, a briga pela terceirização tira direitos daqueles que já os têm. É um absurdo”, alerta o analista político.

O cenário nebuloso, contudo, pode turvar o olhar para análises consistentes. Na visão de Vargas Netto, o país não vive a pior crise econômica de sua história. Mas, mesmo assim, ele pergunta por que temos uma sensação de crise profunda? “Nós estamos vivendo uma situação de transitoriedade política e recessão econômica. Há elementos instáveis e transitórios, provocando uma grande sensação de desarranjo”, avalia, em um cenário em que a taxa de sindicalização entre os trabalhadores se mantém, mas a ameaça de divisão das lideranças sindicais, na avaliação do momento político, se apresenta como um problema no enfrentamento ao desmonte de direitos trabalhistas promovido pelo governo interino nas últimas semanas.

A recomendação apresentada pelo consultor sindical às lideranças sindicais foi a procurar a união possível entre entyidades – inclusive para enfrentar, na área da educação, a grande concentração de empresas educacionais mais orientadas pelo que classificou como ‘rentismo’, ou busca pelo lucro, do que na qualificação de professores ou na formação de seus estudantes.

A suposta crise social, erros políticos cometidos pelo governo federal e a crescente mercantilização da educação estão entre os outros temas debatidos na quarta edição do seminário “Diálogos Fepesp”, que tem como objetivo qualificar dirigentes e representantes dos sindicatos que integram a base da Federação, além de tratar de questões relevantes ao meio docente.

O programa, na íntegra, será divulgado na próxima semana no site da Fepesp e nas redes sociais. Veja outras edições do “Diálogos” clicando aqui: TV Fepesp.