09/11/2011

Vários sites destinam-se a realizar uma pesquisa na web para descobrir se um trabalho foi copiado ou não. Alguns deles estão restritos a rastrear o plágio em trabalhos científicos. Outros têm utilidade para coibir a o uso da famosa dupla copia/cola nos trabalhos escolares ou mesmo descobrir se alguém reproduziu parte de trabalho postados em sites ou blogs.
Conheça alguns endereços que podem ser usados para essa tarefa:

 http://www.plagium.com/
A página oferece uma consulta simples, basta colar ou digitar um texto de até 25 mil caracteres e clicar e ?pesquisa rápida? ou ?profunda?. Você escolhe entre pesquisar em toda rede ou só em notícias. 

http://www.duplichecker.com/
Nesta página, existe a opção de busca avançada ou a clássica. O visitante digita o texto no campo ou insere um arquivo de texto. A pesquisa é feita em uma dessas bases: Google, Yahoo ou MSN. 

http://www.dustball.com/cs/plagiarism.checker/
A página analisa se existe possibilidade do texto ter sido plagiado. Existe uma versão ?Premium? da ferramenta, mas que é cobrada. 

http://www.scirus.com/
Trata-se de uma ferramenta mais abrangente de pesquisa que, indiretamente, auxilia para verificar problemas de plágio. É direcionada à busca científica e promete mais de 440 milhões de itens, incluindo páginas dos cientistas, o material didático, patentes e repositórios institucionais.  

http://www.copyscape.com/
O endereço verifica se um site copiou partes da tua página ou blog. 

http://www.doccop.com/index.html?nc=88934923DOC
Cria relatórios mostrando a correlação entre documentos e correspondências ou um documento e na web. Para usar o serviço, é necessário um cadastro, informando o endereço eletrônico. 

http://www.reprintwriters.com/copyright-checker/check.php
Esta página parece mais indicada a quem costuma redigir artigos opinativos ou proferir discursos, produzidos por uma terceira pessoa. Ou seja, dá para fiscalizar o seu ghost writer (escritor fantasma). O programa verifica somente os resultados no Yahoo, mas promete aumentar a base de dados em breve. 

Legislação
Se você quiser saber mais sobre Direitos autorais, consulte esta legislação:
Constituição federal de 1988 e alterações pelas Emendas Constitucionais 1/92 a 4/93, em seus Capítulos I e II, Artigo 5º (inciso XXVII) estabelece que “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar”.

Lei 9.610/98 – altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Lei 8.635/93 – modifica o Art. 184 do Código Penal que impõe penas às violações aos direitos autorais.

Decreto 75.699/75 – promulga a Convenção de Berna para Proteção de Obras Literárias e Artísticas, aprovada em 9/9/86, revista a 24/7/71.

FONTE: FEPESP