Formação continuada: o que querem o Sesi e o Senai

Proposta do Sesi e Senai, apresentada na rodada de negociação em 01/03, aumenta carga de trabalho dos professores.

Está cada vez mais claro por que é importante a participação maciça dos professores do Sesi e do Senai nas assembleias com falta abonada, em março.

A categoria deve estar mobilizada para discutir as propostas patronais, como a redução da hora-atividade e o trabalho durante o recesso.

Na quarta rodada de negociação, 01/03, o Sesi detalhou uma extensa proposta de formação continuada para os professores que pode custar parte de seu recesso e trabalho em muitos sábados.

O projeto engole cinco dias do recesso. No lugar do descanso, 40 horas de cursos e outras atividades, realizadas fora do local de trabalho. Em 2011, por exemplo, o Sesi quer reunir os professores em Águas de Lindóia entre os dias 4 e 8 de julho, com jornadas de 8 horas.

Evidentemente, o compromisso do professor não envolve apenas as 40 horas de curso ou as 8 diárias. E as demais horas em que ele estiver em Lindóia? Como deixar a sua casa, seus familiares e compromissos pessoais na semana em que estiver a serviço do Sesi?

O Senai também quer usar parte do recesso para cursos e outras atividades.

Quanto às atividades aos sábados, o Sesi não quer remunerar com o adicional de hora extra de 70%.

 

É assim que a Fiesp reconhece e valoriza o professor. Aumenta a já conhecida sobrecarga e reduz o custo do trabalho.

Reajuste e hora-atividade
As cláusulas econômicas – reajuste, vale-alimentação, vale-refeição e hora-atividade – devem ser discutidas na próxima reunião, dia 15/3.

A proposta do Sesi e do Senai de reduzir a hora-atividade para 5% foi rejeitada pelos sindicatos, mas ainda é sustentada pela Fiesp.

Outras questões
Outras cláusulas continuam em discussão, em estágios mais ou menos avançados. Entre elas, o assédio moral, disponibilização do holerite on line e registro de ponto. Sobre o intervalo de descanso, saiba mais aqui.

FONTE: FEPESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.