Ensino Superior – Nova Proposta Patronal

Na manhã desta quarta-feira (29/04), a Fepesp e os sindicatos se reuniram com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) onde receberam uma nova proposta de reajuste salarial para professores e auxiliares do ensino superior privado. Agora, os patrões oferecem 7,41% a partir de março. Apesar de esse índice cobrir a inflação acumulada no período, ele não corrige o ganho dos últimos 12 meses, que inclui o abono de 24%. Assim, o reajuste real da massa salarial seria da ordem de 5,51%.

Por isso, mais uma vez, a Fepesp e os sindicatos rejeitaram essa proposta e mantem a reivindicação de reposição salarial com ganho real e defendem o índice de 8,41% mais 24% de abono.

Além da pauta econômica, a federação se preocupa para manter na mesa de negociações as cláusulas que garantam melhorias das condições de trabalho dos professores e auxiliares. Tema que foi deixado de lado pelos representantes dos patrões.

Para a próxima semana, a Fepesp e os sindicatos propuseram uma semana agitada, com três rodadas de negociação marcadas para os dias 6,7 e 8 de maio.

Protesto – No início da reunião, foi entregue ao Semesp uma nota de protesto (em nome  24 sindicatos que integram a Fepesp) contra a postura patronal nas negociações salariais. O manifesto foi uma deliberação das assembleias dos professores, realizadas em todos os sindicatos, dia 25/04.

Leia a íntegra do manifesto entregue aos patrões:

Protesto professores ensino superior - exigimos respeito-page-001

Fonte – Fepesp