Diretoras do Sinpro-Jundiaí participam do XVII Consind (Conselho Sindical)

10/11/2014 – O evento organizado pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) aconteceu em São Paulo nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro. Sandra Sandra Baraldi Pereira, vice-presidente do Sinpro-Jundiaí e Elisabete Bellon, secretária geral da instituição partiparam do evento.

No encontro foi aprovado o plano de lutas da Confederação, que reafirmou princípios congressuais, aprovados no último Conatee, e estabeleceu diretrizes de ações da entidade.

Entre as questões gerais foram discutidos assuntos comuns dos trabalhadores, como o fim do fator previdenciário, manutenção da política de valorização do salário mínimo, redução da jornada de 44 horas para 40 horas sem perdas salariais, combate à terceirização (incluindo atuação junto ao Supremo Tribunal Federal), entre outros pontos, incluindo formação política permanente nas entidades sindicais e defesa da reforma política.

Outras proposições aprovadas foram a criação de uma central nacional de dados (DataContee), a fim de unificar os dados para subsidiar os sindicatos de base nas negociações salariais; a instituição de um grupo de trabalho para discutir educação a distância (EaD); a atenção especial à situação dos professores que atuam no ensino profissionalizante, sobretudo em face do Pronatec.

Foi defendida também a realização de campanhas de valorização dos trabalhadores do setor privado, bem como a formação de grupo de trabalho para debater a carreira dos técnicos administrativos e a promoção da saúde do trabalhador.

Fonte – Contee