A defesa de direitos é coletiva

Nos tempos incertos em que vivemos, os sindicatos são mais importantes, talvez, do que jamais foram. A pandemia mostrou como a negociação direta com os patrões é prejudicial para os trabalhadores. Em oposição a isso, o sindicato representa a defesa coletiva dos direitos de toda a categoria das professoras e dos professores.

Em 2020, foi deliberada contribuição assistencial no valor correspondente a 3% do salário de novembro — valor que não foi descontado em 2019 por conta do dissídio coletivo. Essa contribuição é fundamental para que o sindicato consiga manter-se atuante e para que possa lutar por uma série de direitos que, no último ano, por pouco não foram perdidos: bolsas de estudos, hora atividade de 5% por mês, recesso, entre outros. Da mesma forma, foi o sindicato que conquistou PLR de 15% em 2019 e de 18% em 2020.

Vale frisar, mais uma vez, que esses direitos não são garantidos pela Constituição ou pela CLT, são conquistas das campanhas salariais dos sindicatos e precisam ser negociados e defendidos a cada nova campanha. Por isso é tão importante a contribuição e a participação de cada professora e de cada professor, pois assim é fortalecida toda a categoria coletivamente.

Clique e confira como se sindicalizar.